Neblina da Rio Bonito

Com o ginete multi premiado Nei Eduardo Lima, finalista da morfologia e 2 vezes semifinalista do Freio de Ouro.

 

 

 

cavalos crioulos 

A raça crioula é típica do Brasil, originária dos equinos Andaluz e Jacas espanhóis, trazidos da península ibérica no século XVI pelos colonizadores. Naquela época, muitos animais se desgarraram passaram a viver livremente pelas terras da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e sul do Brasil.

Foi através das extremas adversidades encontradas no solo sul americano que os cavalos crioulos se desenvolveram. As baixas temperaturas, secas infindáveis e dificuldades para se alimentarem contribuíram para suas características mais marcantes: rusticidade e resistência.

 A admiração que temos pelos cavalos crioulo é uma herança que muito nos orgulha. Hoje criamos animais de destaque nacional. Buscamos constantemente o aprimoramento genético e morfológico na criação de nossos animais, com acasalamentos planejados, e com o cruzamento de cavalos de linhagens importantes.

conheça os nossos garanhões

MAPAXE DA RIO BONITO

Sendo, sem dúvidas, o melhor cavalo já produzido dentro da nossa casa, Mapaxe nos orgulha por sua carreira nas pistas e também por sua produção. O garanhão foi 4º melhor cavalo menor na Expointer, três vezes finalista do Freio de ouro e o único cavalo da história da raça a gabaritar a prova de andaduras na final do Freio de Ouro. Hoje o garanhão, registro de mérito, conta com 30 filhos contribuindo para sua pontuação. Dentre eles destacamos Dinastia da Rio Bonito, égua que foi finalista da morfologia, do Freio de Ouro e do Freio de Ouro FICCC, onde arrancou com a expressiva média morfológica de 8,200. Obrigado Mapaxe!

BUTIÁ ORELHANO

Comprado pelo Sr. Rui Demeterco em Esteio, no ano de 2002, em um remate da Cabanha BUTIÁ, o cavalo mouro é parte da família Rio Bonito. Além da base da nossa manada, nos deu 4 finalistas do Freio de Ouro e hoje conta com 35 filhos e 24 netos contribuindo para sua expressiva pontuação no registro de mérito.
Dentro dos feitos mais atuais, temos sua neta, Retomada da Rio Bonito, que representou a Cabanha na final da Expointer 2021. Retomada descende de Orelhano através de sua mãe, Namorada da Rio Bonito, que é própria irmã de dois finalistas do Freio de Ouro. Entre eles, Capitan da Rio Bonito, um lindíssimo mouro que vem dando continuidade ao trabalho que seu pai fez e segue fazendo em nossa casa. A Rio Bonito é muito grata por contar com um cavalo desse nível, obrigado Orelhano!

CAPITAN DA RIO BONITO

CAPITAN DA RIO BONITO

Além de lindo, o cavalo mouro carrega um pedigree invejável no qual encontramos grandes nomes da raça como o cavalo motor Santa Elba Comediante e o grande Lá Invernada Hornero. Capitan levou a Cabanha a Esteio no ano de 2010, quando foi finalista de Freio de Ouro. Hoje cumpre, com excelência, o papel de reprodutor em nossa casa.